Artigo de Ryan Denton - Pastor, Lubbock, Texas.
Em O Peregrino , de John Bunyan , encontramos um homem chamado “Formalista”. Como Bunyan descreve em outro lugar,
Formalista… é um homem que perdeu tudo, exceto a casca da religião. Ele é ardente, de fato, por sua forma; e não é de se admirar, pois isso é tudo o que ele tem para lutar. Mas sua forma, estando sem o poder e o espírito da piedade, o deixará em seus pecados; não, ele agora está neles aos olhos de Deus (2 Timóteo 3:5), e é um dos muitos que “tentarão entrar, e não poderão”. ( The Strait Gate , 85)
Bunyan assume que este homem não é regenerado, e há razão suficiente para pensar assim. Observe: este homem não é desprovido de algum fervor, mas o objeto de seu calor são meramente formas, tradições e rituais. Ele é apaixonado pela casca ou andaime da religião, mas não pelo próprio Deus. Se alguém tem as formas ou doutrina corretas, é o suficiente. Se a frequência à igreja for consistente, ele está pronto para ir. Assim ele pensa.
Formalismo no Antigo Testamento
Os formalistas acreditam que uma demonstração correta de religião merece favor aos olhos de Deus. Eles são enganados ao pensar que Deus fica impressionado com o exterior mesmo quando não há um coração de adoração interior — um erro que muitos profetas do Antigo Testamento denunciaram. Em Oséias, Deus diz ao povo: “Desejo amor constante e não sacrifício, o conhecimento de Deus em vez de holocaustos” (Oséias 6:6). O problema é ainda mais pronunciado em Isaías:
O que é para mim a multidão dos vossos sacrifícios?
diz o Senhor;
estou farto dos holocaustos de carneiros
e da gordura de animais cevados;
não me agrado do sangue de touros,
nem de cordeiros, nem de bodes.
Quando vindes comparecer perante mim,
quem vos requereu
este pisar dos meus átrios?
Não mais tragais ofertas vãs;
o incenso é para mim uma abominação.
Lua nova, sábado e convocação de convocações —
não posso suportar a iniquidade e a assembleia solene.
As vossas luas novas e as vossas festas fixas
a minha alma odeia;
tornaram-se um fardo para mim;
estou cansado de as suportar. (Isaías 1:11–17)
Tal linguagem pode parecer severa, e é. Deus está falando com um povo muito formalmente religioso. Eles trazem suas ofertas consistentemente. Eles aparecem diante de Deus regularmente. Eles observam o sábado, convocações, luas novas e festas. Mas algo deu terrivelmente errado. Eles estão fazendo as atividades certas, mas Deus está indignado.
Por quê? A religião deles é apenas uma casca. É o que Jesus chama de túmulo caiado ( Mateus 23:27 ). O exterior parece luxuoso, mas por dentro há ossos e teias de aranha. Não há vida, nem desejo por Deus. Eles estão caminhando em ortodoxia morta.
Formalismo no Novo Testamento
Os formalistas adoravam livremente no templo durante os dias de Cristo. O templo era uma das maravilhas do mundo. Seu exterior era feito de mármore e ouro. O sol do Oriente Médio irradiava de suas paredes, fazendo-o brilhar por quilômetros ao redor. Em uma época, cerca de oitenta mil pessoas trabalharam no complexo do templo dia e noite. Quando concluído (após décadas de construção), o terreno completo abrangia o comprimento de cerca de oito campos de futebol. Dentro do templo estava o tesouro, contendo o equivalente em nossos dias a mais de dois bilhões de dólares.
O templo era magnífico. Era chamativo. Era religioso. Sacrifícios eram realizados 24 horas por dia. Josefo estima que, somente durante a semana da Páscoa, seriam sacrificados 250.000 cordeiros. Era regularmente lotado de peregrinos. Era pontilhado de padres, escribas e professores religiosos em todas as horas do dia.
“Com que frequência as pessoas cumprem as obrigações em suas vidas cristãs, inclusive aos domingos?”
Mas como Jesus reagiu a tudo isso? “Vocês veem estes grandes edifícios? Não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada” ( Marcos 13:2 ). Em 70 d.C., foi exatamente isso que aconteceu. O exército romano queimou a cidade até o chão, incluindo o templo, e pôs fim ao sacerdócio e aos sacrifícios. Tudo se foi. Jesus explica que o julgamento resultou desse povo extremamente religioso rejeitando seu Messias. Eles tinham uma forma de piedade, claramente. Eles queimavam com zelo em relação à lei e suas performances. Eles se tornaram exigentes em seus rituais. Mas sua religião estava morta. Era uma casca. Então Deus a acabou.
Formalismo Hoje
E quanto às nossas formas, tradições e religião hoje? Com que frequência as pessoas seguem os movimentos em suas vidas cristãs, inclusive aos domingos? As práticas da fé cristã não são ruins em si mesmas, é claro, mas se elas não despertam nossas afeições por Cristo, elas se tornam não apenas ruins, mas condenáveis.
JC Ryle descreveu o formalismo como “quando um homem é cristão apenas no nome, e não na realidade — apenas nas coisas exteriores, e não nos seus sentimentos interiores — apenas na profissão, e não na prática — quando seu cristianismo, em suma, é uma mera questão de forma, ou moda, ou costume, sem qualquer influência em seu coração ou vida”.
Em The Pilgrim’s Progress , o que mais surpreende Christian sobre o Formalista não é seu desdém pelo evangelho em preferência ao costume e à tradição, mas que ele se recusa a aceitar o conselho de Christian sobre sua alma. O Formalista diz a Christian para “olhar para si mesmo”. Não se preocupe com isso , ele diz a ele. Como tantos outros, o Formalista não gosta de ser corrigido. Sua doutrina é precisa; sua frequência à igreja é impecável. Quem é você para dizer a ele que ele não tem a coisa real?
Não estou nos encorajando a chamar toda pessoa que não é tão calorosa ou zelosa quanto deveria ser. Estou nos encorajando a examinar nossos próprios corações e a considerar o conselho que recebemos a respeito de nossas próprias almas. Nós, pastores, também podemos considerar nossas próprias igrejas. Tanto indivíduos quanto igrejas podem chegar a um lugar onde — porque temos doutrina correta, uma ordem de adoração regulada pelas Escrituras, música que exalta a Deus e pregação expositiva — achamos que temos tudo o que precisamos. Mas sem o Espírito de Deus, as melhores formas exteriores são apenas uma casca.
Quantas igrejas hoje estão buscando pompa, liturgia, pragmatismo e outras formas externas de religião para animar suas congregações e preencher o vazio espiritual em sua adoração? Outras se apoiam em tradições e rituais. Mas seria melhor ter uma igreja que canta desafinada do coração do que uma que canta afinada em prol da autoglorificação. O mesmo é verdade para sermões ou orações ou qualquer outra prática na igreja. Quando se trata da religião cristã, as coisas externas não são tudo — nem perto disso.
Forma e Poder
Todo cristão experimenta seca e morte de tempos em tempos. Não estou falando dessa tristeza comum. O formalismo é mais arraigado, mais insidioso. Há algum leitor que vai à igreja, lê a Bíblia, catequiza seus filhos, conhece bastante doutrina, é exato em seus deveres, mas nunca nasceu de novo? Alguns fazem essas atividades simplesmente porque foram criados para isso, ou porque querem ficar fora do inferno.
Você conhece suas confissões e credos, mas se recusa a perdoar seus inimigos ou passar tempo em oração secreta? Você é um especialista em teologia, mas um estranho ao que Paulo quer dizer quando diz: “O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” ( Romanos 5:5 )? Somos informados no Salmo 34:8 para “provar e ver que o Senhor é bom!” Você já provou isso?
A pessoa e a obra de Jesus são a única maneira de sermos justificados diante de Deus. Ele é a única estrada que leva à vida. Em The Pilgrim’s Progress , antes do Formalista partir para sua destruição, Christian o avisa: “Vocês entram por si mesmos, sem a direção dele; e sairão por si mesmos, sem a misericórdia dele.”
Cristo lhe mostrou o que é o cristianismo real, vivo e experiencial? Se não, peça a ele para tirar seu coração de pedra e lhe dar um coração de carne, um coração vivo e sensível às coisas de Deus, do pecado e do seu próximo. Ele é aquele que dá visão aos cegos. Ele é o amigo dos pecadores. Ele é aquele que veio para buscar e salvar aqueles que estão perdidos. Vá até ele hoje. Invoque-o agora, sem esperar. Jesus diz: “Se vocês, pois, sendo maus, sabem dar boas dádivas aos seus filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lhe pedirem!” ( Lucas 11:13 ). Jesus tem salvado formalistas por séculos, e para aqueles que se voltam para ele com fé, hoje não é exceção!
Ryan Denton ( @texaspreacher ) é um ministro presbiteriano e plantador de igrejas (Vanguard Presbyterian Church). Ele tem um ThM do Puritan Reformed Theological Seminary e mora no Texas com sua esposa e três filhos.