Determinismo, Esforço Humano e Providência: Uma Reflexão a Partir da Perspectiva Reformada

Em uma cultura marcada pela exaltação do mérito individual, tornou-se comum a crença de que “querer é poder”, de que basta fechar o punho, estabelecer objetivos e perseverar corretamente para que o sucesso seja garantido. Essa mentalidade cria a ilusão de que a vida se dobra diante da força de vontade, como se o ser humano tivesse domínio total sobre seu destino. Porém, quando confrontamos essa ideia com a complexidade da vida real e com a doutrina reformada, percebemos o tamanho da distorção: a vida não se submete às nossas fórmulas simplificadas, e nossa capacidade de controlar o futuro é muito menor do que imaginamos.

A teologia reformada ensina que a providência de Deus governa absolutamente todas as coisas. Isso inclui eventos, oportunidades, obstáculos, pessoas e circunstâncias que jamais poderíamos prever ou controlar. O esforço humano é ordenado por Deus — devemos trabalhar, planejar e perseverar —, mas nenhum desses elementos possui poder determinante. É justamente aqui que o “determinismo do punho cerrado” se mostra enganoso: ele desloca a confiança da soberania divina para a autonomia humana, colocando o indivíduo como suficiente em si mesmo.

A própria Escritura apresenta exemplos que desmentem esse mito moderno. Onésimo, citado por Paulo na carta a Filemom, era um escravo — alguém nascido em uma condição totalmente fora de seu controle. Mesmo que trabalhasse arduamente, sua libertação não dependia exclusivamente de seu esforço pessoal, mas do agir de Deus na vida de Filemom, de Paulo e do próprio Onésimo. Sua história ilustra como, em última análise, é Deus quem muda destinos, não a “força do querer”.

Além disso, ao olhar para a história, encontramos incontáveis pessoas que nasceram escravas, trabalharam com disciplina, dedicação e esforço durante toda a vida — e ainda assim morreram escravas. Faltaram-lhes mérito? Não. Faltou-lhes caráter ou perseverança? Também não. Faltou-lhes algo que não poderiam produzir: circunstâncias que dependiam da providência de Deus e de fatores totalmente externos ao seu controle. Esse fato histórico é um golpe direto na ilusão de que qualquer pessoa, em qualquer condição, “basta querer” para alcançar sucesso.

E você, leitor, se tivesse nascido escravo, conseguiria se libertar apenas com força de vontade? Conseguiria enriquecer apenas com o seu trabalho? Essa pergunta não diminui o valor do esforço, mas expõe a fragilidade da crença no poder autossuficiente do ser humano. A vida não funciona como promessas de autoajuda sugerem.

A doutrina bíblica nos lembra ainda que o discernimento — a capacidade de avaliar as circunstâncias e tomar decisões sábias — também não nasce simplesmente da força mental humana. Ele é dom de Deus. Lembre-se de Nabucodonosor, o rei poderoso que, por confiar em si mesmo, perdeu momentaneamente o juízo até que Deus lhe devolveu a razão. Se até um rei não conseguia garantir sua própria lucidez, o que dizer de nós?

Portanto, o ensino reformado é claro: trabalhar é necessário, perseverar é bíblico, planejar é sábio — mas nenhum desses elementos é soberano. Somente Deus determina o curso de nossa vida. O sucesso, quando vem, é graça; e quando não vem, continua sendo Deus quem dirige todas as coisas para a Sua glória e para o bem daqueles que O amam. Em vez de confiarmos no “punho cerrado”, somos chamados a confiar no Deus que rege história, circunstâncias, portas abertas e fechadas, e até mesmo nossa capacidade de compreender.