Na teologia reformada, a pessoa e a obra de Jesus Cristo ocupam o lugar central de adoração, devoção e compreensão da fé. Cristo é o cumprimento de todas as promessas de Deus, a expressão visível da glória invisível e o ápice da revelação divina. Mas, entre os muitos atributos de Cristo que nos fascinam e transformam, a sua beleza — não em um sentido físico, mas em seu caráter, obras e essência divina — brilha de forma especial. A beleza de Cristo, para o crente reformado, está enraizada em Sua perfeição, amor, justiça, misericórdia e santidade. Este artigo busca explorar essa beleza de Cristo à luz da teologia reformada.
A Beleza da Santidade de Cristo
A beleza de Cristo começa com a sua santidade absoluta. Como o Filho de Deus encarnado, Ele é o único que viveu uma vida perfeita, sem mancha de pecado, em total conformidade com a lei de Deus. Em Cristo, a santidade de Deus foi perfeitamente manifestada na humanidade, o que faz dele o “cordeiro sem defeito e sem mácula” (1 Pedro 1:19). A teologia reformada exalta a santidade de Cristo como uma das razões fundamentais pela qual Ele é digno de nossa adoração e louvor. Na vida de Jesus, vemos uma santidade que não apenas evita o pecado, mas também se dedica plenamente à vontade do Pai. Sua submissão completa a Deus, mesmo nas circunstâncias mais difíceis, como no Getsêmani, é uma demonstração da beleza do caráter perfeito de Cristo. Ele é “separado dos pecadores” (Hebreus 7:26) e, ao mesmo tempo, aproxima-se dos pecadores para redimi-los, o que destaca tanto Sua transcendência quanto Sua imensurável graça.
A Beleza do Amor de Cristo
Outro aspecto central da beleza de Cristo é o seu amor. A doutrina reformada destaca a profundidade e a extensão do amor de Cristo como parte da obra redentora. Esse amor, que é eterno e imutável, não foi merecido pela humanidade, mas foi livremente dado pela graça de Deus. Romanos 5:8 nos lembra: “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.” A beleza do amor de Cristo é encontrada na sua disposição de se entregar por seus inimigos. Ele veio ao mundo não para condenar, mas para salvar (João 3:17). A sua compaixão pelos oprimidos, doentes, marginalizados e pecadores revela um amor que não se limita ao status ou à condição, mas que se estende a todos aqueles que são chamados. A beleza desse amor é inigualável, pois Ele oferece a Si mesmo como sacrifício final, redimindo-nos da culpa, da escravidão ao pecado e da morte eterna.
A Beleza da Justiça e da Misericórdia de Cristo
A beleza de Cristo também se manifesta de maneira impressionante na perfeita união entre justiça e misericórdia. A teologia reformada sublinha a importância dessas duas características no caráter de Deus e, portanto, em Cristo. Cristo, sendo Deus, é perfeitamente justo. Ele não deixa o pecado impune e, ao mesmo tempo, em Sua infinita misericórdia, providenciou a maneira de redimir os pecadores. A beleza da justiça de Cristo é que Ele não compromete a santidade de Deus ao perdoar pecadores, mas Ele mesmo assume a punição de nossos pecados. Como Paulo escreve em Romanos 3:26, Deus é “justo e justificador” dos que têm fé em Jesus. Na cruz, vemos a justiça divina sendo satisfeita e a misericórdia sendo estendida aos pecadores. A justiça e a misericórdia de Cristo brilham com uma beleza que atrai o coração do crente e o move à adoração e gratidão.
A Beleza da Humildade e Obediência de Cristo
Na teologia reformada, a obediência ativa e passiva de Cristo são elementos essenciais para a nossa salvação. A obediência ativa de Cristo refere-se à sua vida perfeita de conformidade à lei de Deus, enquanto a obediência passiva refere-se à sua submissão voluntária à cruz, sofrendo o castigo do pecado que não era dele. A beleza de Cristo é profundamente vista em sua humildade. Filipenses 2:6-8 descreve a humilhação de Cristo: “Ele, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz!” Essa humildade é bela, pois revela o profundo contraste entre o poder absoluto de Cristo e sua disposição em se tornar servo por amor ao seu povo. Ele que poderia ter exercido toda a majestade e glória do Céu, escolheu o caminho da humilhação, identificando-se com os mais fracos, os oprimidos e os pecadores. A humildade de Cristo é um dos atributos que mais encanta o coração do crente, pois Ele nos dá o exemplo supremo de servir e amar.
A Beleza da Glória de Cristo
Finalmente, a teologia reformada não deixa de reconhecer a glória resplandecente de Cristo, que é inseparável de sua beleza. Cristo é o “resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser” (Hebreus 1:3). A beleza de Cristo é, portanto, a beleza da própria glória de Deus. Embora, em sua encarnação, Cristo tenha ocultado sua glória plena, Ele a revelou de forma mais clara em sua ressurreição e ascensão. O Cristo glorificado é a consumação de toda a beleza. Ele não apenas morreu, mas ressuscitou, e é o Senhor exaltado que reina sobre todas as coisas. A promessa de que veremos Cristo em Sua glória é o maior anseio do crente, pois, como João declara: “Sabemos que, quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele, pois o veremos como Ele é” (1 João 3:2).
Conclusão: A Beleza Incomparável de Cristo
Para o crente reformado, Cristo é a personificação da beleza divina. Sua santidade, amor, justiça, misericórdia, humildade e glória formam uma harmonia perfeita que cativa o coração e a mente de todo aquele que tem fé. Ele é o centro de toda adoração e o objeto de todo deleite. Como os reformadores frequentemente lembravam, “Soli Deo Gloria” — somente a Deus seja dada toda a glória. A beleza de Cristo nos leva a glorificar a Deus em tudo, reconhecendo que, por meio de Cristo, fomos redimidos e reconciliados com o nosso Criador. Que o nosso coração se encha de maravilha e adoração ao contemplar a beleza de Cristo, e que essa beleza nos transforme a cada dia, levando-nos a viver para Sua glória, agora e sempre.